MAPA
Território

A Associação Tapawiá representa as aldeias Samaúma, Kwaryja e Tuiararé, no Território Indígena do Xingu (Mato Grosso)

Produtos
Iniciativa

A Associação Tapawiá foi criada em 2004 para preservar a tradição dos Kawaiwete das aldeias Tuiararé, Samaúma e Kwaryja. Neste mesmo ano, conseguiu apoio do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI) para fazer o resgate da tecelagem e cestaria Kawaiwete, por meio de intercâmbio com seus parentes da aldeia Kururuzinho do Pará, em parceria com a Associação Terra Indígena Xingu (Atix).

O projeto registrou 52 diferentes trançados das peneiras Kawaiwete e resultou na construção da Casa da Cultura da Aldeia Tuiararé, um centro de difusão do artesanato Kawaiwete. O sucesso do projeto resultou no Prêmio Culturas Indígenas, edição Ângelo Creta, e se desdobrou em novos aprendizados.

Atualmente a comunidade está envolvida no planejamento de uma fábrica para processamento de tucum, elaborou um diagnóstico da situação nas aldeias envolvidas e identificou cerca de 5 mil pés da palmeira. O projeto deverá aproveitar a palha, o coco, o óleo e a madeira para a produção e comercialização sustentável desse recurso natural.

Produtos

TAPAWIÁ