08.08.19

Encontro Xingu+

Diversidade socioambiental no coração do Brasil

A rede Xingu+ é uma articulação da sociedade civil cujos antecedentes remontam a movimentos de resistência contra o barramento do rio Xingu durante o encontro dos povos da floresta de Altamira em 1988, e posteriormente com o processo de organização social de indígenas e ribeirinhos que culminou na criação de associações, movimentos e todo tipo de organizações que voltaram a se reunir no encontro de Altamira de 2008, e que desde então vêm fortalecendo seus vínculos de conexão e identidade, até que em outubro de 2013, quando foi realizado o primeiro grande encontro do Xingu+, explicitou-se a vontade destes atores de firmar uma aliança em defesa do rio e os direitos de seus povos.

O segundo encontro aconteceu em outubro de 2015, e teve seu foco principal no reconhecimento dos diferentes atores que estão no território do Xingu, com uma atenção especial para a troca de experiências entre indígenas e ribeirinhos sobre a gestão de seus territórios, e a promoção de iniciativas econômicas sustentáveis a partir da manutenção da floresta em pé.

Entre os principais encaminhamentos do segundo encontro foi definida a periodicidade do evento e a necessidade de criação de ferramentas de comunicação mais ágeis e permanentes que mantenham os povos do Xingu informados e conectados entre si. Desse encaminhamento surgiu a elaboração desta plataforma e do observatório De Olho no Xingu.

No terceiro encontro, realizado em Brasília durante outubro de 2017, foi feito o lançamento da plataforma colaborativa e iniciada a fase de uso e apropriação de suas ferramentas como o observatório DE OLHO NO XINGU, entre outros instrumentos de comunicação e compartilhamento de informações internas e externas da aliança. Neste último encontro participaram representantes do MPF, Funai, Icmbio, MMA, ANA e Ibama.

Entre os principais encaminhamentos foi reiterada a importância da rede e a necessidade de seu fortalecimento na defesa do Corredor Xingu e os direitos de seus povos.

Para mais informações, assista ao vídeo do 3º Encontro Xingu + e acesse os documentos encaminhados no encontro:

Relatoria gráfica;

Apresentação De Olho no Xingu

Carta Encontro Xingu +

 

 

 

Bem-vindo à
Rede Xingu+

Construída em tempo recorde, a usina de Belo Monte está
sendo construída sem licenciamentos exigidos por lei